Principais Carreiras na área de Contabilidade

Principais Carreiras na área de Contabilidade

profissional de contabilidade passou a ser considerado um agente importante na tomada de decisões de uma empresa, devido ao seu perfil visionário e entendedor de todos os departamentos de uma empresa.Portanto faz parte do seu papel ser um gestor dos negócios responsável pela ascensão dos negócios de empresas, orientando as decisões baseadas em relatórios financeiros.

Contador

O contador é responsável pela coordenação e controle dos registros de uma empresa.

Ou seja, é ele quem cuida das compras, vendas, aplicações e também investimentos do negócio. Além de contribuir com informações e sugestões para os dirigentes sobre as decisões a serem tomadas. Semelhantemente o contador também zela para manter a empresa dentro das legislações trabalhista, tributária, comercial e fiscal. E claro, de se preocupar com os lucros e resultados finais da empresa. Assim a contabilidade é uma profissão bem versátil no mercado de trabalho, todos precisam de um contador e há diversos campos de atuação para o profissional da área.

Analista

O cargo de analista contábil ou financeiro oferece um rendimento médio para o contador, que precisa estar formado e registrado no Conselho Regional de Contabilidade para assumir a função.O analista poderá atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte, e essa função costuma ser apenas um exemplo de todas as demais atividades que ele pode exercer. Como analista, o profissional deverá analisar as demonstrações e os relatórios contábeis e financeiros da empresa para oferecer informações detalhadas para a gerência. Assim, os diretores têm mais condições de tomar decisões assertivas em relação a empréstimos, financiamentos bancários e compras de outros negócios. Ele também poderá orientar a escolha do melhor regime tributário a ser adotado pela empresa, com base nas informações sobre lucro e prejuízo.

Perícia Contábil

É o profissional que emite laudos técnicos com o objetivo de solucionar litígios judiciais que envolvem os temas da contabilidade. Portanto, a ocupação possui uma grande carga de responsabilidade e, consequentemente, altas remunerações.

Devido ao grande número de ações judiciais relacionadas à contabilidade, a área de perícia contábil está em alta.

Aconselhamos a você o Curso Introdução à Perícia Contábil 

Gerente Financeiro

Este é um cargo exercido por contadores experientes, com capacidade de fazer análises de relatórios e interpretar os dados para seus superiores. Além disso ele é responsável pela saúde financeira da empresa, devendo apontar as falhas nos processos e encontrar a maneira correta de solucioná-los.Esse profissional deve estar atualizado sobre a legislação tributária e fiscal, conhecer os impostos que devem ser pagos de modo a saber explicá-los aos gestores. Ele também precisa entender sobre os benefícios fiscais e as suas aplicabilidades dentro do negócio.

Consultor

O profissional contábil poderá atuar na consultoria contábil, de acordo com a especialidade adquirida, surgindo assim um mercado considerável para prestação de serviços nas seguintes áreas: de tributos, do comércio exterior, da contabilidade aplicada, da contabilidade internacional, de tecnologia da informação, de custos, de sistemas, de análise financeira, entre outras.

 

Controller

O cargo de controller de uma empresa exige capacitação profissional em nível de mestrado ou doutorado, conhecimento em línguas estrangeiras e capacidade para tomar decisões estratégicas. Esse profissional é responsável por administrar questões tributárias e financeiras, auxiliar nos processos de compra ou venda de empresas, oferecer informações contábeis aos gestores, auxiliar em processos de contratação e demissão de funcionários e analisar os custos. Ele é o braço direito do diretor e possui grande responsabilidade no sucesso da empresa.

Pode-se dizer que o controller está entre os cargos mais altos dentro de uma organização nacional de grande porte ou de uma multinacional, ficando abaixo apenas dos diretores e donos do negócio.

Diretoria

O diretor de uma empresa está acima do gerente financeiro e do controller. Ele tem poder de decisão e argumentação junto com demais diretores e com o presidente da empresa.

Para essa função, o profissional precisa ter muita experiência no mercado, capacidade analítica e gerencial, ser fluente em uma língua estrangeira (geralmente inglês), e estar disposto a ser responsabilizado legalmente em casos de problemas com questões tributárias e fiscais.Apesar dos riscos, a função costuma trazer inúmeros benefícios ao diretor como: ajuda de custo para uso de veículo, bônus financeiro em anos de lucratividade, altos salários e viagens. Tudo depende do porte da empresa em que atuará.

Assessoria

O aumento na taxa de desemprego reflete uma oportunidade para os serviços de assessoria contábil, fiscal e pessoal: o brasileiro está mais empreendedor. Sem emprego, as pessoas estão criando suas próprias oportunidades e abrindo mais empresas, que vão necessitar do acompanhamento de um contador para cumprir as demandas do Fisco e potencializar a tomada de decisão. Essa é uma das áreas da contabilidade em que a concorrência é mais alta; portanto, é preciso um diferencial no serviço para conquistar o sucesso.

Por isso, convidamos você a conhecer nossos Cursos na Área de Contabilidade.

Temos centenas de Cursos  Grátis de Formação Profissional na área de Contabilidade! Adquira mais conhecimento nesta área, confira nossos Cursos Gratuitos:

Post Author: Lucas