O que é ser pedagogo atualmente? Quais as suas áreas de atuação?

A questão: “O que é ser pedagogo?” sem dúvidas é algo importante para a compreensão da função do profissional e possibilita a percepção da identidade de quem trabalha nesta área. Para que possamos responder essa pergunta, é de suma verificar o que seria essa identidade a qual nos referimos.

A identidade nada mais é que o conjunto de características que um indivíduo possui e que fará com que este será diferenciado dos outros. No caso de um Curso é a própria estrutura e finalidade que dará essas características fundamentais para sua diferenciação em termos de formação.Através desse conceito de ampliação da visão da função do pedagogo, entende-se que há basicamente dois campos de atuação desse profissional: o pedagogo em espaços escolares e o pedagogo em espaço não escolares.

“Em todo lugar que exige um processo de formação humana para a vida o pedagogo pode trabalhar.”

Gestão Escolar

No ambiente escolar, além de ministrar aulas, o pedagogo pode atuar também na área de gestão, desempenhando diversas tarefas de gerenciamento, tais como:

  • Organizar o calendário letivo, estipulando datas para os diversos eventos escolares.
  • Estipular os horários dos professores em sala de aula e organizar as atividades de planejamento de ensino.
  • Planejar e organizar atividades culturais.
  • Organizar e coordenar conselhos de classe.
  • Desenvolver projetos pedagógicos de educação básica, coordenar a execução e avaliar o andamento destes projetos.
  • Coordenar reuniões pedagógicas com pais de alunos.
  • Promover a integração entre a escola e a família do estudante, através de eventos nos quais a família possa participar e conhecer o trabalho desenvolvido pela escola.
  • Coordenar reformas curriculares, definindo que tipo de conhecimentos e competências os alunos devem adquirir em cada etapa do ensino regular.

Educação Especial

Em educação especial o pedagogo lidará com alunos portadores de necessidades especiais, ou que possuem alguma limitação de aprendizado (cegueira, dislexia, autismo, surdez, etc.). Nestes casos, deverá ministrar aulas utilizando técnicas diferenciadas de ensino, para que estes alunos sejam capazes de compreender o conteúdo ensinado.

O pedagogo procura adequar os métodos de ensino e também os materiais didáticos utilizados no aprendizado destas crianças.

Pedagogia Empresarial

Em uma empresa, o pedagogo atua na área de gestão de pessoas. É responsável pelo treinamento e desenvolvimento de pessoal.

O maior objetivo do pedagogo empresarial é provocar mudanças comportamentais nos colaboradores de acordo com a missão da empresa.

Para isto, o pedagogo aplica técnicas pedagógicas no ambiente corporativo, garantindo que os colaboradores se sintam acolhidos e possuam os conhecimentos necessários para a prática de sua profissão. A cada nova mudança nos procedimentos da empresa, o pedagogo é responsável por elaborar e executar o treinamento dos colaboradores.

Também faz parte da rotina do pedagogo coordenar equipes multidisciplinares no desenvolvimento de projetos.

Pedagogia Hospitalar

A Pedagogia Hospitalar cuida da educação de crianças e jovens enfermos. O pedagogo elabora ações educacionais para os pacientes, respeitando suas limitações e as condições em que se encontram.

Hospitais contratam pedagogos para executar estes planos educacionais durante o tempo em que as crianças e jovens ficam internados.

Um dos objetivos destas ações é acompanhar e ocupar estes pacientes para que a experiência da internação não seja tão traumática. Outro objetivo é que o paciente não fique muito atrasado em termos de conteúdo e que a doença não prejudique seus estudos. Além de trabalhar em hospitais e clínicas, o especialista em Pedagogia Hospitalar também pode prestar atendimento domiciliar a crianças que estejam impedidas de ir à escola por motivo de doença.

O profissional precisa adaptar as estratégias de ensino para cada paciente, respeitando suas limitações, que podem ser de natureza motora ou sensorial. O profissional deverá buscar técnicas de aprendizado mais lúdicas para atrair a atenção do paciente.

Além do apoio educacional, o pedagogo presta uma assistência emocional e humanística, no intuito de proporcionar uma recuperação mais tranquila à criança.

Orientação Educacional

Na área de Orientação Educacional, o pedagogo trabalha com alunos e professores.

No que diz respeito aos alunos, o pedagogo trabalha em parceria com os professores para compreender a realidade de cada estudante, suas características e possíveis dificuldades de aprendizagem.

Conversa individualmente com cada aluno a fim de orientá-lo sobre como melhorar seu desempenho escolar.

Com os professores, o pedagogo realiza um trabalho de supervisão procurando orientar os professores sobre como organizar suas aulas e lidar com alunos desatentos e dispersos. Também ajuda o professor a criar e aplicar métodos de ensino adaptados para a realidade de cada aluno.

Indústrias de Brinquedos

Em indústrias de brinquedos, o pedagogo atua juntamente com a equipe de desenvolvimento a fim de adequar o produto a faixa etária que desejam atingir.

Produção de Material Pedagógico

Um pedagogo pode atuar no desenvolvimento de material pedagógico para a educação infantil.

Isto compreende escrever livros didáticos e também desenvolver todo tipo de instrumentos, brinquedos e jogos que possam auxiliar na aprendizagem do aluno.

Além de desenvolver materiais para a educação infantil, o pedagogo pode atuar na produção de material.

Neste caso, ele irá atuar junto ao professor da área específica de conhecimento (Português, Ciências, Matemática, etc.). O pedagogo faz revisão de textos didáticos e orienta a organização dos conteúdos nos livros didáticos.Também auxilia na construção de materiais diversificados, esclarecendo sobre o processo de aprendizagem do aluno, como ele fará uso daquele material específico, se está de acordo com a faixa etária do aluno e com o conhecimento que o professor deseja transmitir.

Motivos para trabalhar na área de Pedagogia

  1. Estar sempre ligado nas novidades

Se você procura estar sempre atualizado e bem informado, a Pedagogia é um excelente caminho profissional. Portanto o pedagogo deve estar sempre acompanhando novidades e tendências, orientando os alunos dentro das mudanças de cenário na sociedade.

  1. Fazer a diferença

Faz parte do trabalho do pedagogo a oportunidade de oferecer uma grande contribuição ao mundo. Todo educador é responsável por formar opiniões e preparar seus alunos para uma geração cada vez mais consciente.

  1. Boa convivência profissional

A Pedagogia é um Curso essencialmente social. Faz parte da rotina da profissão estar em constante contato com alunos, pais e outros orientadores. O pedagogo deve exercer sempre uma boa convivência e prezar pela harmonia entre todos os setores humanos.

  1. Agir contra o preconceito

Um bom educador deve estar sempre aberto às diferenças e lutar pela igualdade. Sua responsabilidade social tem grande valor para o fim das barreiras de gênero, raça e até religiosidade.

O papel de um professor é o de formar cidadãos autênticos e justos desde os primeiros anos de escolaridade, sempre em prol de uma sociedade mais equilibrada.

  1. Atuar como coordenador e diretor

Para quem prefere trabalhar com planejamento e administração, é interessante considerar as áreas de coordenação e direção nas instituições. Esses cargos costumam ser muito satisfatórios para quem gosta de montar projetos e incentivar novas ideias.

Gostou do conteúdo e quer saber outros detalhes sobre a área de Educação? Então, curta nossa fanpage e fique por dentro do mundo dos universitários, incluindo dicas de carreiras.

Se você deseja fazer um Curso  de Aperfeiçoamento na área Educacional e adquirir mais conhecimentos nesta área, confira nossos Cursos Gratuitos na área de Educação:

Post Author: Lucas