Hábitos que ajudam a ter uma Vida Saudável e Feliz

Hábitos que ajudam a ter uma Vida Saudável e Feliz

Levar uma vida saudável é a melhor forma de afastar doenças cardiovasculares, obesidade e até câncer. Mas você sabe o que fazer para manter a saúde em dia? A seguir, confira algumas dicas simples e eficazes:

Durma bem todos os dias

Já ouviu dizer que dormir bem não significa dormir muito? Pois é verdade! Aqui, novamente, o que conta é a qualidade e a regularidade. Não adianta dormir muitas horas em um dia e passar a noite em claro no outro.

Cada pessoa tem uma necessidade. Assim, deve-se dormir entre 6-9 horas, o que for mais adequado. O importante é se sentir descansado ao acordar. Para isso, também é necessário contar com um ambiente calmo, com pouca luz e uma cama confortável.

Não pule o café da manhã

O café da manhã diário é necessário para nutrir o organismo. “É o momento em que o corpo está ávido por nutrientes, já que passou 7 ou 8 horas em jejum, durante o sono. O organismo precisa de energia para começar o dia, além de vitaminas e sais minerais. Se uma pessoa comer fruta no café da manhã, seus nutrientes serão mais bem aproveitados do que antes de dormir”, orienta a nutróloga Liliane Oppermann. Um café da manhã saudável evita o consumo de calorias extras ao longo do dia. Sem a primeira refeição, o organismo passará a manhã sem energia e a fome também virá com mais intensidade ao longo da tarde.

Pratique exercícios físicos

Como quase tudo na vida, os benefícios dos exercícios físicos dependem bem mais de regularidade e qualidade do que intensidade. Não precisa correr 10 quilômetros todos os dias, e muito menos faz bem um treino muito pesado apenas de vez em quando (atenção, peladeiros de fim de semana!).

Uma caminhada de 30 minutos, um treino leve de musculação ou uma boa pedalada, 3-4 vezes por semana já são suficientes. O importante é escolher uma atividade que seja prazerosa, pois fazer algo sem vontade é estressante e logo se perde o interesse.

Reduza a ingestão de sal e aumente o consumo de água

Além de favorecer o inchaço de pernas, pés, barriga e outras regiões do corpo, o excesso de sal pode comprometer a saúde. “A retenção de líquidos provocada pelo consumo exagerado de sal sobrecarrega o coração, rins e vasos sanguíneos e também pode levar à hipertensão”, explica a médica Liliane Oppermann. A nutróloga recomenda a ingestão de 2 litros de água. Leite, água de coco e sucos podem ajudar a alcançar esse patamar, mas o ideal é que a água pura seja a principal fonte.

Atentar para a higiene

Pode parecer óbvio, mas é verdade que os hábitos de higiene fazem toda a diferença para a manutenção da saúde. “O hábito de lavar as mãos assim que se chega no destino, antes de manipular alimentos, antes de se alimentar, depois de ir ao banheiro etc. é muito importante para a prevenção de doenças, principalmente as virais. Assim como cobrir o nariz e a boca quando se tosse para não propagar o vírus e lavar as mãos após isso. Tomar banho todos os dias, trocar de roupa, deixar o ambiente arejado, usar vestimentas, roupas de cama e de banho limpas. Na praia é bom tomar cuidado com as cadeiras, colocar uma toalha limpa sobre ela quando for sentar para evitar a transmissão de sarna. Lavar alimentos crus, tomar cuidado com o que comemos e bebemos também são cuidados essenciais

Cuide das dores de cabeça

Existem diversos tipos e causas de dor de cabeça, muitas delas podem indicar problemas graves de saúde. Então, no caso de dores de cabeça que estejam se tornando frequentes ou fortes demais, é importante procurar um médico. Uma automassagem na lateral da cabeça (têmpora), feita de forma suave, “pode ajudar algumas pessoas com dores de cabeça não relacionadas a nenhuma doença, assim como tirar um cochilo em um ambiente tranquilo e calmo e, se está em jejum, se alimentar. Medicamentos sintomáticos podem ajudar quando essas tentativas já foram feitas e não tiveram sucesso, mas lembrando que apenas quando se tem certeza que o sintoma não está relacionado a nenhuma doença

Lide com o estresse em sua vida

Isso te mantém saudável, definitivamente feliz e mantém sua mente clara. Foi dito certamente e verdadeiramente pela lenda das artes marciais “Bruce Lee”, que quanto mais você fica confortável e faz as coisas numa posição relaxada, mais sua mente se torna poderosa e você poderá completar grandes tarefas em pouco tempo. Significa que você pode fazer qualquer coisa em posições de relaxamento, pois isso te mantém verdadeiro. Isso também inclui que você deve ser calmo, relaxado e feliz se estiver sob estresse, pois isso te dará poder para resolver os problemas complexos e altamente críticos. Consequentemente, quando começar a passar com situações difíceis, você se realizará. Respirar fundo, relaxar e evitar estresse sempre te darão melhores resultados. Leia e escreva, mantenha um diário, ouça música para se acalmar, sente perto da janela e observe o belo céu.

Coloque um sorriso no rosto. Estudo feito nos Estados Unidos envolvendo 600 homens e mulheres concluiu que os mais deprimidos e agressivos têm dez vezes mais possibilidade de sofrer um ataque do coração do que uma pessoa de bem com a vida.

Mantenha-se verdadeiro com você mesmo

Nunca mude por nada e ninguém. Sempre se mantenha verdadeiro a sua fé e suas crenças. Sempre tenha sua dignidade, nunca se arrependa, sempre seja o melhor que pode ser! Sempre se rodeie com pessoas e coisas que você ama.

Cuide da sua saúde mental!

Outro ponto muito importante é a nossa saúde mental. O que você anda fazendo para manter a sua mente saudável e livre de problemas desnecessários? Comece pensando no que realmente vale a pena se importar. Depois pense se aquele problema pode ser resolvido por alguma outra pessoa senão você. Livre sua mente dos pensamentos ruins e pessimistas, seja generoso e sinta-se melhor por isso. O bem-estar provoca o aumento de hormônios da satisfação, deixando você cada dia mais feliz e realizado.

Ame a vida; Você tem que amar sua vida!

Tenha orgulho e sorria muito! Sonhe e deseje, seja quem quiser ser. Pegue a vida e faça dela o que quiser. Quando a vida te der limões, jogue suco de limão no olho da vida! Explore, sonhe, descubra. Seja inteligente o bastante para aguentar e corajoso o bastante para deixar tudo ir. Encontre-se e crie-se. Corra riscos. Rejeite o comum. Se mantenha firme em suas crenças. Corra riscos, você não sabe onde eles podem te levar. A vida continua. Siga sua intuição. Se ame. Se estiver fazendo seu melhor, você não tem que se preocupar com falhas. Uma jornada de mil quilômetros começa com um passo. A vida é música, amor são as letras. Fique firme. A falha é a porta para o sucesso. Você precisa fazer uma escolha para seguir um caminho ou a vida nunca mudará. Você não perdoa as pessoas por ser fraco, você as perdoa por ser forte o bastante para saber que as pessoas cometem erros. Quando quiser algo que nunca teve, você tem que fazer coisas que nunca fez. E, por fim, você é belo!

 

Se você deseja fazer um Curso de Formação Profissional na área de Saúde e adquirir mais conhecimentos nesta área, confira nossos Cursos Gratuitos:

Post Author: Lucas