Como conciliar os estudos com as comemorações de fim de ano_ (1)

Como conciliar os estudos com as comemorações de fim de ano?

Passou para a segunda fase do vestibular e não sabe se deve passar o Natal e o Ano-Novo estudando ou se pode se jogar na festança? Leia os conselhos

Se você já está prestando vestibular este ano, é provável que ainda tenha algumas provas nas próximas semanas – alguns vestibulares realizarão a sua segunda fase no começo de janeiro, por exemplo. Como, então, usar bem esse tempo que lhe resta para equilibrar as comemorações de fim de ano e os estudos? Conversamos com professores e alunos que já passaram por isso e reunimos as dicas para você.

Concilie seus estudos e aproveite as festas com moderação

Para começar, é bom ser realista. “Os alunos que terão provas em janeiro não vão conseguir aproveitar as festas como nos outros anos”, diz o professor e diretor pedagógico do Cursinho Oficina do Estudante, Célio Tasinafo. “Mas não dá para ficar enterrado nos livros o tempo todo porque isso não seria produtivo nem saudável. Aproveite os dias 24 e 25/12 e 31/12 e 1/1 para descansar e passar o tempo com a família, porque isso será importante para ajudar a diminuir o stress”.

“O Natal na minha família é sagrado, então todos passamos os dois dias antes nos preparando para a festa e nos reunimos na noite do dia 24 e no dia 25, e assim foi no ano de vestibular. Entre o Natal e ano novo, decidi que era hora de relaxar, pois o stress já havia me atrapalhado nas provas do ano anterior. Porém, assim que todos os parentes saíram de casa no dia 1º, eu voltei a me dedicar aos estudos para a segunda fase, e para mim, a tática deu certo.”

Driely Cristine Fernandes, aprovada em Biblioteconomia e Ciência da Informação

Se minha família for viajar, posso ir com eles?

Para o professor Célio, a resposta é sim – mas leve material de estudo para não ficar ansioso. “A menos que o estudante tenha pouca convivência com a família, ficar sozinho nesse período é péssimo. Ele não terá ninguém para lhe ajudar a lidar com a ansiedade e corre o risco de nem conseguir aproveitar o tempo para estudar”, afirma. Mas seja prudente: não deixe para voltar na véspera da prova. O ideal é estar de volta dois ou três dias antes para poder descansar. Além disso, tenha certas precauções. Se for à praia, tome cuidado com o período de exposição ao sol e com os alimentos que consome, para evitar intoxicação alimentar.

“Bom, eu realmente estava desesperado, tinha muita coisa que eu ainda precisava ver ou revisar. Durante o dia era muito difícil estudar na minha casa com tanta coisa acontecendo, então eu acabava estudando depois que todo mundo ia dormir. Mas mesmo desesperado eu dava uma pausa durante os dias festivos pra relaxar um pouco. Boa sorte aos vestibulandos e futuros calouros!”

Denis Marcel Cavalheiro , aprovado em Química

Pode consumir bebida alcoólica?

Pode, mas sem excessos – e só se você estiver acostumado a beber socialmente. E evite fazer isso às vésperas da prova para evitar a ressaca e o mal estar prolongado.

Treine com provas dos anos anteriores

“Para a segunda fase da Fuvest, em física, o aluno precisa ter um bom conhecimento de todo o conteúdo, pois as questões misturam temas diferentes em cada questão, que é bem mais interpretativa. O meu conselho é pegar as provas de segunda fase dos anos anteriores e resolvê-las. ”, diz o professor de física do cursinho do XI, Marcio Haga.

Maratona que se segue o ano inteiro

O candidato não pode se esquecer nunca de que estudar para concurso público é uma maratona (muitas vezes, árdua) e não uma corrida de 100 metros.

É absolutamente necessário foco nos estudos, resolução de questões e aulas assistidas. Não se pode contar com a pura sorte, pois as provas estão cada dia mais concorridas, o que faz a necessidade de mais e mais estudo.

Mas também é importante que no meio dessa maratona haja tempo para relaxar por contas dos estresses vividos.

E o ano de 2019 promete ser bem movimentado com muitos editais e bastante opções. É só você acompanhar as previsões em Nossos Canais de Atendimento:

Facebook: https://m.me/cursosgratisonlinebr
Instagram: https://www.instagram.com/cursoscgo
Twitter: https://twitter.com/cursoscgo
Telegram: https://t.me/cursosgratisonline
Whatsapp: https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5535988025904
E-mail: suportecursos@cursosgratisonline.com.br

*** Cursos Grátis Online com Opção de Certificação ***
*** São 3.000 Cursos Online Grátis com Certificado ***

=> Cursos Totalmente Grátis <=

=== MATRICULE-SE JÁ: ===

www.cursosgratisonline.com.br/matricula

Não perca esta oportunidade única de investir em conhecimento!

 

Post Author: Lucas