Educação Indígena

Ser comunitária é uma das características que caracterizam a escola indígena no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas.

O termo “educação escolar indígena” é atualmente utilizado para distinguir o ensino formal em contraponto à educação informal desenvolvida no processo de socialização tradicional e específica a cada povo indígena. O conceito de Educação Escolar Indígena como direito, caracterizado pela afirmação das identidades étnicas e associação imprescindível entre escola, sociedade e identidade em consonância com os projetos societários de cada povo indígena, é originário do Movimento Indígena, que tem como objetivos, entre outros, a reflexão sobre os problemas comuns vividos pelos professores indígenas e as alternativas encontradas na educação escolar, visando garantir que a cultura e os conhecimentos ancestrais sejam respeitados e valorizados.

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Educação Escolar Indígena é uma forma sistemática e específica de implementar a escola entre as comunidades indígenas de tal forma que a partir das formas de construção do conhecimento propriamente indígena possa ter acesso aos conhecimentos universais sistematizados pela escola nos conteúdos curriculares que por sua vez pressupõe o uso da escrita e articulá-los de maneira reflexiva ao contexto sócio-cultural indígena. Não é uma questão nem de adaptação por parte dos indígenas aos conhecimentos da sociedade não indígena e nem de adaptação dos conhecimentos da sociedade não indígena ao contexto sócio-cultural indígena, mas sim de construção conjunta de um saber intercultural.

Principais objetivos da Educação Escolar Indígena

  • Valorização das culturas dos povos indígenas e a afirmação e manutenção de sua diversidade étnica;
  • fortalecimento das práticas socioculturais e da língua materna de cada comunidade indígena;
  • formulação e manutenção de programas de formação de pessoal especializado, destinados à educação escolar nas comunidades indígenas;
  • desenvolvimento de currículos e programas específicos, neles incluindo os conteúdos culturais correspondentes às respectivas comunidades;
  • elaboração e publicação sistemática de material didático específico e diferenciado; e
  • afirmação das identidades étnicas e consideração dos projetos societários definidos de forma autônoma por cada povo indígena.

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Post Author: Ariane Ferreira Fasul