A Educação Inclusiva e a Educação Especial

A Educação Inclusiva e a Educação Especial, apesar de parecidas não são a mesma coisa, elas são duas ideias que juntas, mudam a realidade de muitos.  A Educação Especial consiste na utilização de ferramentas didáticas específicas para atender as limitações que a criança possui, sejam elas físicas ou cognitivas. A Educação Especial, não possui um papel de integrador da criança com a sociedade, por ser aplicada fora do contexto da educação regular.

Educação inclusiva por sua vez, é um sistema educacional híbrido que alia a Educação Regular com a Educação Especial, isto é, as crianças com algum tipo de deficiência são inseridas no ambiente escolar normal. Para que não haja o comprometimento do rendimento escolar dessas crianças, é necessária a estruturação física da escola e capacitação dos professores para lidar com esses alunos diferenciados.

A educação já é um desafio por si só, porém “O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender.” (Janoí Mamedes)

A educação existe para todos, então é preciso que tomemos atitudes para que a educação seja acessível a todos! Se temos recursos para mudar a realidade e fazer a diferença para uma criança, um alguém, a qualquer um, por que não fazemos? A riqueza da diversidade presente da sala de aula deve servir de estímulo para cada professor rever sua prática docente e começar a pensar sobre as possíveis contribuições que essa diversidade, acrescenta em sua formação humana, pessoal e profissional.

Os Cursos de Educação Especial e Educação Inclusiva, apesar de terem foco nos profissionais da educação, é indicado a todos que desejam compreender o movimento da inclusão no Brasil.

Confira alguns de nossos Cursos sobre o assunto abaixo:

https://www.cursosgratisonline.com.br/educacao/educacao-inclusiva

https://www.cursosgratisonline.com.br/psicologia/educacao-especial-inclusiva

https://www.cursosgratisonline.com.br/educacao/educacao-especial

 

Post Author: Lucas