Dicas de Mecânica para seu carro não te deixar na mão

Dicas de Mecânica para seu carro não te deixar na mão

Se você já ficou parada(o) no meio da rua porque o carro parou de funcionar do nada, sabe bem como é desesperador passar por esse tipo de situação. Por mais que você entenda o significado das luzes do painel, tem sempre aquele problema inusitado que acaba passando despercebido e pode fazer com que o seu carro te deixe na mão. Conheça alguns deles e aprenda a ficar atenta(o) aos sinais de quando algo não está funcionando bem.

O ponteiro da temperatura está diferente?

O superaquecimento do motor é uma das causas. Vazamentos de água, mau funcionamento da válvula termostática ou da ventoinha provocam alterações no comportamento do ponteiro da temperatura.

Veículos com mais de 100.000 km rodados têm grandes chances de ter problemas na bomba d’água e no radiador, principalmente quando o motorista não usa aditivo na água.

Injeção eletrônica

Se enquanto estiver dirigindo, a luz da injeção eletrônica acender e o carro parar, é sinal de que há algo errado com o sistema de injeção. Nesses casos, o ideal é não tentar solucionar o problema sozinha(o).

Ligue para o seguro ou para o seu mecânico de confiança e espere por ajuda. Porém, se a luz da injeção acender, mas o carro continuar andando, o problema pode estar no sistema elétrico e o carro corre o risco de parar futuramente. Em situações como essa, o ideal é se adiantar e já levar o veículo até uma oficina.

O marcador de combustível está parado?

Para aqueles que só usam álcool, vale ficar de olho no marcador de combustível. Álcool adulterado costuma danificar a boia de combustível que fica dentro do tanque. Como consequência, o ponteiro do marcador de combustível fica parado.

A primeira impressão que o motorista tem é que seu carro, de uma hora para outra, ficou muito econômico – só que não. É bem provável que ele fique sem combustível.

Bateria

Caso a luz da bateria do seu carro acenda, é bom ficar alerta já que, provavelmente, a bateria ou o alternador estão com problemas. Se o alternador estiver com defeito, a bateria não consegue recarregar e pode acabar a qualquer momento, fazendo com que o carro pare de funcionar. Se isso acontecer, é necessário procurar por um especialista que recarregue ou troque a bateria por uma nova.

A embreagem está trepidando?

O item começa a dar problema quando você sente uma trepidação cada vez que coloca a primeira marcha e põe o veículo em movimento. Você estará correndo um grande risco de ficar na rua no estágio seguinte. Quando você acelera o carro e ele parece não responder imediatamente, a rotação do motor sobe e o carro não anda, parece estar sem força, esta situação fica mais evidente ao tentar subir uma ladeira.

Barulhos ao frear o carro

Os freios estão assobiando numa curvinha um pouco mais fechada? É sinal que há problemas! Se o assobio for leve, o problema pode ser no tipo de material usado para produzir as pastilhas de freio. Já se o barulho for intenso, semelhante ao de um atrito entre metais, as pastilhas devem estar gastas e você deve trocá-las imediatamente. Você pode encontrar pastilhas em autopeças próximas de você.

Ouviu um barulho no motor?

A correia do Alternador, ou correia Poly –V, é responsável pelo acionamento do alternador e, consequentemente, pela geração de energia elétrica do automóvel (veja mais informações no vídeo acima). Em alguns casos, quando ela começa a se desintegrar, é possível ouvir um barulho como algo chicoteando dentro do compartimento do motor.

Porém, na maioria das vezes, ela rompe sem dar aviso. Após a quebra, a luz do alternador acenderá no painel – e este é um aviso que você terá aproximadamente mais 15 minutos de motor funcionado (enquanto houver energia acumulada na bateria), tempo suficiente para estacionar o veículo em local seguro.

Recomendo a troca de todas as correias a cada três anos ou a cada 50.000 km, o que ocorrer primeiro.

Além dos itens destacados, use como referência o plano de manutenção contido no manual do proprietário do carro. Nele, estão discriminados quais itens devem ser verificados e com qual periodicidade.

Sujeira e Carbonização

Peças como atuadores de marcha lenta, TBI’s, Bicos injetores, filtros, coletores de admissão, sonda lambda podem acumular sujeiras ou criar uma carbonização excessiva atrapalhando o seu funcionamento. Manter estas peças sempre limpas é muito importante para que o motor funcione corretamente.

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Para ingressar na profissão, o estudante necessita ter afinidade com disciplinas como: desenho, física e informática. O profissional em mecânica automotiva está ligado diretamente a veículos automotores de pequeno e grande porte.

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O Curso visa apresentar ao aluno os processos e meios principais relacionados à troca de óleo em veículos automotores.

Montagem e Ajustagem de Motor

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Mais detalhes sobre o Curso:

Conhecimentos nas áreas de usinagem de montagem de motores, montagem de peças diversas para motores, ferramentas de corte, processos novos e progressos de viabilidade de custos para novos projetos, e padronização de procedimentos de fabricação de trabalho.

E então? Agora que você aprendeu ainda mais sobre Mecânica, nos conte através dos comentários: qual a sua impressão sobre o Curso e a carreira? Venha conversar com a gente!

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Post Author: Lucas