Deficiência Intelectual x Transtorno mental

No dia a dia de trabalho os profissionais da área que atuam diretamente com  Deficiências e Transtornos se deparam com a confusão que as pessoas fazem inclusive outros profissionais,  entre Deficiência Intelectual e Transtorno Mental. Isso não é para menos até porque por muitos e muitos séculos essas duas modalidades sempre andaram juntas e eram indissociáveis, porém agora com os avanços das pesquisas na área de neurociências, já é possível ter-se uma compreensão melhor desses dois distintos processos neuropsicológicos, muitas vezes inseparáveis.

A cursos grátis online está com matrículas abertas faça já a sua inscrição!

Pouco se sabe sobre estas duas condições, mas conforme os avanços científicos nesta área forem surgindo, muitas descobertas favorecerão a melhor compreensão dos processos envolvidos e, consequentemente, haverá o desenvolvimento de novas técnicas, diagnósticos e intervenções mais adequados para cada caso. O objetivo deste artigo é esclarecer um pouco as interfaces e as diferenças entre a Deficiência Intelectual e Transtorno Mental.

O termo Deficiência Intelectual vem sendo utilizado desde 1995 e sendo incorporado no mundo todo. Segundo Sassaki (2005), o termo intelectual é mais apropriado por referir-se ao funcionamento do intelecto especificamente e não ao funcionamento da mente como um todo e também consiste em podermos melhor distinguir entre deficiência mental e transtorno mental.

O Transtorno Mental engloba uma série de condições que também afetam o desempenho da pessoa na sociedade, além de causar alterações de humor, bom senso e concentração, por exemplo. Isso tudo causa uma alteração na percepção da realidade. Alguns exemplos são: transtorno de Ansiedade, fobias (medo excessivo), TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtornos alimentares, entre outros.

As possíveis causas permeiam os aspectos neurobiológicos, ambientais e psicológicos. Portanto, várias são as causas que fazem com que o indivíduo venha a desenvolver, em determinado momento de sua história um Transtorno Mental. Podemos perceber que há uma mescla de fatores físicos, ambientais e emocionais na história de um cliente com sofrimento mental.

A cursos grátis online oferece os cursos de:

Post Author: Ariane Ferreira Fasul