administração

Porque o Curso de Administração é tão importante?

A grande maioria acha que a Administração só está presente dentro das empresas e escritórios e só é necessária para esses dois, mas estão enganadas

A administração está muito mais ligada ao nosso cotidiano do que nos imaginamos e tem muita importância no dia a dia. Muitas pessoas, a maioria das pessoas nunca parou para pensar que a administração está muito mais presente em suas vidas, do que elas acham. A grande maioria acha que a Administração só está presente dentro das empresas e escritórios e só é necessária para esses dois, mas estão enganadas.

As pessoas não percebem, mas a administração está inserida em nosso cotidiano. Por trás tudo envolve administração. Começando pelos lares das pessoas. Para se manterem em ordem é preciso saber organizar, estabelecer regras, resolver problemas, realizar melhorias. Os lares bem sucedidos e que convivem em paz são aqueles bem administrados pelos chefes de família. Aliás, os lares são parecidos com as empresas, pois possuem os chefes que decidem, estabelecem as normas, resolvem problemas. As pessoas que convivem juntos tem de se entenderem conviverem em harmonia, se ajudar como uma equipe e isso só é possível graças a capacidade das pessoas em gerir seus lares.

Tudo que existe no mundo de hoje, como empresas, objetos, móveis, eletrodomésticos, a maneira como o mundo está organizado, é fruto da administração. Os móveis que fazem parte dos lares das pessoas só estão ali porque há uma empresa, que os produziram e comercializaram e por trás das empresas está o planejamento dos administradores.

É um Curso multidisciplinar

Você adora aprender como vários conteúdos que você estuda separadamente se conectam? Essa multidisciplinaridade é fator bastante presente na Administração de Empresas.

O bom administrador procura entender um pouco de tudo que influencia seu ambiente de trabalho e os negócios, e isso envolve saber lidar com pessoas, entender a cultura local, idas e vindas da economia, logística, situação política, controladoria, gestão, marketing, planejamento, etc.

Além disso, dependendo do segmento em que o administrador trabalha, se o campo de atuação é uma multinacional ou uma empresa de produtos de exportação, por exemplo, é necessário entender muito bem destes e de outros fatores em esferas globais.

Desenvolve a liderança, trabalho em equipe e gestão

Se você planeja ser da alta gerência de uma grande multinacional, você vai sair muitos passos na frente de qualquer outro profissional com uma formação diferente após fazer Administração de Empresas. O curso é oferecido de forma a desenvolver suas capacidades críticas em relação ao bom funcionamento de uma empresa em todos os seus níveis.

Para tanto, você será arduamente treinado a trabalhar em equipe, buscar o melhor caminho para solucionar problemas, avaliar os riscos, otimizar o uso de recursos, estudar as melhores teorias que podem ser aplicadas a uma situação, etc.

Aprenderá como avaliar as situações de forma micro e macro, pontualmente e sistemicamente. Todo esse trabalho fará com que você tenha desenvolvido excelentes capacidades de liderança, posturas gerenciais e trabalho em equipe.

Lida com capacitação e coaching

Vários são os administradores que se dedicam a ajudar outros profissionais a gerenciarem melhor sua carreira. Essa prática é conhecida como coaching e vem se tornando cada vez mais comum.

Seja por meio de palestras, workshops, minicursos ou atendimentos personalizados, o administrador que optar por este ramo de trabalho irá lidar diretamente com a capacitação de outras pessoas e profissionais em pontos de interesse da administração de forma a entenderem e otimizarem suas funções.

Lembre-se que, por mais vantajosa que possa parecer uma profissão, ela deve alinhar-se às suas expectativas e personalidades para que você desempenhe seu trabalho de maneira eficaz e confortável.

Onde esse jovem pode trabalhar além da carreira tradicional de administrador?

Antigamente, quando o assunto era fazer uma carreira de sucesso, o foco se voltava apenas atuar nas grandes empresas e nas multinacionais. No dias atuais, essa visão mudou. As micro e média empresas são as grandes oportunidades para o crescimento profissional do jovem. Com a mudança de perfil dos jovens, o empreendedorismo ganhou grande espaço no mundo todo, e aqui no Brasil não é diferente. O mercado das startups tem sido cada vez mais estimulado e hoje, se o jovem tem uma ideia boa, encontra uma série de eventos para conseguir investidores. Além de atuar como consultor, o estudante pode abrir a sua própria empresa. Mas o empreendedorismo não precisa ser um negócio convencional, privado. Ele também pode estar ligado ao terceiro setor, é o chamado Empreendedorismo Social. Aliás, esse setor tem crescido muito nos últimos anos.

Por isso, convido a você a conhecer nossos Cursos na Área de Administração.

Se você deseja fazer um Curso de Formação Profissional na área de Administração e adquirir mais conhecimentos nesta área, confira nossos Cursos Gratuitos:

Post Author: Lucas