cursos-gratis-online-concursos

4 passos para começar 2019 arrebentando nos concursos

Quer começar seu ano de estudos para concursos com o pé direito? Nossos professores se anteciparam e prepararam dicas que ajudam você a sair na frente.

Cursos Grátis Online - Concursos

Tem dica na área! O ano 2019 começou e agora pode ser um bom momento para começar a pensar nas resoluções de ano novo. Pensando nisso, nossos professores elaboraram um passo a passo para ajudar você a conquistar o sonho da aprovação em 2019. Sim, a seguir você confere as melhores dicas para começar o novo ano mandando bem nos estudos para concursos.

Quer saber quais os conselhos dos nossos mestres para você arrasar nas provas? Dê só uma olhada:

A HORA É AGORA!
Não se deixe enganar. A vida passa rapidamente. Não podemos ficar perdendo tempo para realizar nossos sonhos. Se você pensa que concurso é como carnaval, que acontece todo ano, você acabará passando muitos carnavais e aniversários vendo seus amigos comemorarem o sucesso na faculdade, enquanto você fica de fora vendo o bonde passar. Não deixe para amanhã quando você pode passar hoje!

Confira as Dicas:

1. Técnicas de memorização associativa

Sabe qual a melhor maneira de lembrar fatos importantes? Quando você associa esses fatos a algo familiar para você. Aqui estão alguns exemplos de memória associativa que vão impulsionar seus estudos.

ACRÓSTICOS

Você já deve ter ouvido a frase, “Todo Mundo Sofre Com Pequenas e Grandes Doenças”. É um exemplo de acróstico. A primeira letra de cada palavra significa uma doença causada por bactéria. “T: tétano / M: meningite / S: sífilis / C: cólera / P: Pneumonia / G: gonorréia / D: Difteria”. Uma excelente maneira de memorizar um conteúdo de biologia. Veja se você consegue fazer acrósticos criativos para áreas que você precisa memorizar, quanto mais estranho, melhor!

ACRÔNIMOS

Acrônimos são palavras formadas das primeiras letras da lista ou série de palavras que você precisa se lembrar. Por exemplo, para memorizar os ramos do direito onde a competência para legislar é privativa da união. (art. 22 – CF). Devemos lembrar de CAPACETE DE PM, onde: c – civil; a – agrario; p – penal; a – aeronautica; c – comercial; e – eleitoral; t – trabalho; p – processual; m – maritimo. Viu como ajuda a memorizar? Seja criativo ao fazer seus acrônimos.

Fazer seus próprios acrônimos, acrósticos ou rimas pode parecer complicado, e muitas vezes você pode optar por pegar acrônimos e acrósticos prontos de outros sites, mas recomendo a você que crie o seus próprios. Assim, você estará se envolvendo ainda mais com seu material de estudo e estimulando sua criatividade, que facilitará sua memorização.

2. Dar mais atenção ao que mais importa

Cursos Grátis Online - Concursos

A Carol descobriu que 80% das questões de uma prova de concurso são associadas a apenas 20% do que é pedido no edital.

Em outras palavras, 80% dos tópicos pedidos no edital correspondem a apenas 20% do que cai na prova.

Agora pare pra pensar: vale a pena estudar com profundidade todo o edital, sabendo que 80% dele não vai cair, ou tem um peso menor na nota?

Por isso, estude apenas o que realmente cai na sua prova. Isso vai economizar muito tempo dos seus estudos.

Sabe aquelas vezes em que passamos muito tempo tentando aprender, vamos dormir e no outro dia, tudo está mais claro? Pois bem, por isso dormir é importante. O cérebro precisa deste tempo de descanso. Um cérebro descansado aprende mais e melhor, aumentando muito as suas chances de ir bem na prova.

Quer sair bem no concurso? Vá dormir cedo no dia anterior ao invés de ficar estudando. Afinal de contas, o que era pra ser estudado já era para ter sido estudando muito tempo antes da noite anterior à prova, não é mesmo?

Um adulto precisa, em média, de oito horas de sono para se recompor. Caso você seja um concurseiro mais novo (Abaixo de 23 anos), talvez precise de mais horas de sono. E tudo bem! É uma necessidade biológica dos processos de maturação humana.

4. Seja humilde durante a avaliação

A maior parte de candidatos que caem nas chamadas “pegadinhas” arquitetadas pelo examinador o fazem por falta de humildade. Vale dizer: por pensarem que determinada questão é óbvia ou muito fácil, acabam deixando passar algum detalhe que é a chave para responder corretamente à questão proposta.

A humildade também é uma postura interessante para o candidato nas questões dissertativas. O importante é lembrar que o objetivo é a aprovação, e não simplesmente estar certo ou querer provar conhecimento ou se mostrar superior ao examinador.

 

Com esse super artigo, é impossível não aproveitar melhor sua rotina de estudos. Partiu conquistar a aprovação?!

Venha estudar em nosso site, possuímos mais de 3.000 Cursos Grátis Online em mais de 40 áreas do conhecimento.

Acesse já: www.cursosgratisonline.com.br

Post Author: Lucas