Benefícios que a Música traz para nossas vidas

Benefícios que a Música traz para nossas vidas

A música está presente no nosso dia a dia das mais diversas formas, seja para entretenimento, relaxamento e celebrações. Independente do estilo que você mais gosta, a música tem influência na sua vida e muitas vezes você nem percebe o quanto é  beneficiado pela mesma. Quem nunca ouviu uma música para se animar ou praticar um exercício? Os benefícios da música vão além de um simples hobby, ela é capaz de trabalhar diversas áreas do cérebro e ativar diversas conexões, aliviando o estresse, aumentando a concentração, reduzindo dores, entre outros. O bem-estar promovido pela música tem sido estudado por várias universidades, confira aqui alguns benefícios da música já comprovados.

Atividade física

Precisa de mais disposição para praticar exercícios e não sabe como se motivar? Monte uma playlist com músicas animadas e as escute durante a prática. As músicas corretas irão melhorar o seu humor, dar disposição, aumentar sua resistência e reduzir a percepção do esforço, assim o seu desempenho será melhor e o momento mais prazeroso. Ouvir sua música predileta, após os treinos ajuda na recuperação, o corpo se sente renovado com maior velocidade e mesmo depois de muito esforço, com forças para realizar outras tarefas.

Estudos

Assim como no trabalho, a música pode auxiliar nos estudos facilitando a concentração. Além disso a música é capaz de melhorar a capacidade intelectual, incentivar a criatividade e ampliar o poder de raciocínio. Aqueles que tocam um instrumento tem a performance do cérebro ainda mais melhorada, com maior capacidade para absorver novidades e memória aprimorada. Que tal aproveitar deste benefício? Comece agora mesmo a tocar um instrumento.

Estresse

Ouvir suas músicas favoritas diminui os níveis de cortisol, logo, diminui os níveis de estresse crônico. Algumas pesquisas ainda afirmam que escutar música pode ter o mesmo efeito que uma massagem para diminuir a ansiedade e estresse. Cantar no chuveiro é um ótimo remédio para aliviar toda a tensão após um dia estressante no trabalho.

A música pode melhorar nosso sono.

Um estudo de 2008 constatou que ouvir música clássica ajuda a aliviar sintomas de insônia em estudantes universitários. Outras pesquisas também sugerem que a música pode nos mergulhar em um clima meditativo. Ou seja, uma maneira mais que agradável de nos ajudar a dormir melhor.

A música potencializa nosso desempenho.

Você precisa encarar um projeto grande? Ouça um pouco de música. Estudos revelam que música de fundo é capaz de elevar o desempenho cognitivo das pessoas quando realizam tarefas como exames acadêmicos (mas isso talvez dependa de se aquela música primeiro eleva o astral delas). Pesquisas também sugerem que músicas animadas nos ajudam a apresentar bom desempenho sob pressão.

A música não sai da sua cabeça.

Existe uma razão por que você nunca deixa de curtir aquelas canções de boy bands antigas: a música é o maior fator que existe para desencadear saudades. Especialistas acreditam que nosso cérebro continua apegado às músicas de nossa juventude porque nós as ouvimos numa época em que estávamos formando uma percepção de nós mesmos, de nossos vínculos sociais e do mundo que nos cercava. De certa maneira, a música ajudou a moldar nossa identidade.

Melhorar o astral no Trânsito

Ouvir música enquanto você dirige também pode te ajudar a ficar de bom humor frente ao trânsito do dia a dia, segundo o Laboratório de Pesquisas da Holanda.

Ajudar pacientes com Câncer

A Universidade do Texas provou que a música pode ajudar a pacientes com câncer a comunicar seus sentimentos, lidar com o stress e aliviar a dor e desconforto. Ela também pode ajuda-los a reduzir ansiedade e melhorar a qualidade de vida.

Ajudar pacientes que tiveram enfarte

Pesquisadores do Instituto do Comportamento de Helsinki colocaram pacientes que tiveram enfarte para ouvir duas horas de música por dia. Após o estudo, os enfermos tiveram um aumento de memória e atenção, além de ficarem mais bem-humorados do que os outros que não tinham ouvido música.

Música melhora a capacidade de aprender e memorizar

A pesquisa apontou que ouvir música melhora a capacidade de aprendizado e de memorização. Ainda mais se você souber tocar algum instrumento, melhorando ainda mais a performance do seu cérebro. Estudar com uma música de andamento médio/baixo é uma boa para ajudar na memória.

E então? Agora que você aprendeu ainda mais sobre Música, venha conversar com a gente!

Se você deseja fazer um Curso de Formação Profissional na área de Música e adquirir mais conhecimentos nesta área, confira nossos Cursos Gratuitos:

Canto Básico

Não perca esta oportunidade única de investir em conhecimento!

Post Author: Lucas