area da saúde e suas profissões

Área da Saúde e suas profissões

Com o crescimento da população e da expectativa de vida, a demanda por profissionais da saúde aumenta. Sendo uma área de suma importância, não somente pelos atendimentos clínicos, laboratoriais, mas em virtude da pesquisa  que representa um campo em constante evolução.

Enfermagem

O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde e na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. É responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de remédios e manutenção de curativos e outros cuidados.

Medicina

É a ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e prevenção. Ele pesquisa e trata disfunções e moléstias, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combatê-las. Há trabalho para o médico em hospitais, clínicas, postos de saúde e empresas. Grande parte atua também em consultório próprio.

Odontologia

Outro campo de atuação bastante popular é a odontologia, que tem se destacado e atraído muitos estudantes que vão prestar vestibular por conta da dinamicidade que a área proporciona. Se você pensa em seguir essa profissão, saiba que se dedicará a estudar e compreender a saúde bucal.

Para tanto, você vai se aprofundar em tratamentos e intervenções cirúrgicas que melhorem a qualidade de vida do seu paciente ao corrigir problemas de ordem bucomaxilofacial. Algumas das áreas de especialização compreendem:

  • Periodontia;
  • Implantodontia;
  • Ortodontia;
  • Odontogeriatria;
  • Endodontia;
  • Estética.

Educação Física

Os profissionais de educação física têm uma função vital, pois a partir deles somos orientados a realizar as atividades físicas com compreensão da nossa musculatura, do nosso ritmo e principalmente colaboram para a nossa qualidade de vida que se estende a nossa saúde.

Nutrição

O nutricionista é o profissional que planeja, coordena e administra os programas de alimentação e nutrição em distintas instituições como: escolas, hospitais, restaurantes, spas, entre outros.Tem como principal objetivo  a definição dos cardápios das refeições, prescrevendo os pratos pertinentes ás necessidades nutricionais do paciente.

Fisioterapia

Trata-se do conjunto de técnicas utilizadas no tratamento e na prevenção de lesões e doenças. O fisioteraupeta tem como funções a prevenção, diagnóstico e tratamento das disfunções do organismo ocasionadas por má-formação genética, vícios posturais e acidentes. Auxilia na recuperação de pacientes acidentados e portadores dos seguintes distúrbios:  respiratórios, cardíacos e deficiência mental ou física.

Terapia Ocupacional

São o estudo e o emprego de atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos e mentais e de desajustes emocionais e sociais. O terapeuta ocupacional utiliza tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais. Ele trabalha em clínicas, asilos, hospitais, instituições geriátricas, psiquiátricas e penais, centros de saúde, de convivência e de reabilitação, creches e empresas.

Quiropraxia

É a área da saúde que trata e previne doenças dos sistemas nervoso, muscular e esquelético por meio de terapia manual, principalmente manipulação das articulações. O quiropraxista dedica-se à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento das alterações de má posição articular, que interferem na função normal de músculos e nervos. Ele trata, por exemplo, de hérnia de disco, alteração postural e dor nas costas ou de cabeça.

Por isso, convido a você a conhecer nossos Cursos na Área da Saúde.

Se você deseja fazer um Curso de Aperfeiçoamento para adquirir mais conhecimentos nesta área, confira nossos Cursos Gratuitos:

Post Author: Lucas