Administradores de Sucesso para você se inspirar

O mercado está repleto de administradores de sucesso que fizeram história, se arriscaram e construíram negócios que modificaram (e impulsionaram) não apenas a economia, mas principalmente a forma de gerir empresas, empreender e se relacionar com os próprios colaboradores e a sociedade.

Foi pensando nisso que reunimos seis grandes nomes do meio e suas respectivas histórias de vida para você se inspirar e, quem sabe, trilhar o mesmo caminho repleto de conquistas e vitórias. Confira!

1. Roberto Justus

Outro nome que não pode faltar nesta lista de administradores de sucesso é Roberto Justus. Bastante conhecido no meio publicitário, ele se formou ainda jovem em administração e teve como primeiro cargo a gestão do departamento financeiro da Fischer & Justus Comunicação.

Com o bom desempenho, ele assumiu outras áreas da agência, como o setor de atendimento, e logo tornou-se sócio da empresa — angariando não apenas clientes internacionais, mas também diversos prêmios, como os do Profissionais do Ano e do Festival de Cannes.

A partir disso, sua trajetória só ascendeu. Houve a fusão com a WPP Group — a maior companhia de marketing e publicidade do Reino Unido — e ele, sempre em busca de novos desafios na carreira, assumiu a apresentação do programa Aprendiz na Rede Record, transformando-se também em um dos apresentadores mais influentes do país.

2. Luíza Helena Trajano

E vamos começar a lista com… isso mesmo, uma mulher! Ela é a toda poderosa que passou anos à frente do Magazine Luíza, rede que se destaca no mercado varejista brasileiro.

A empreendedora de maior sucesso hoje, no Brasil, começou a trabalhar aos 12 anos em uma das unidades da rede, que pertencia a sua família. Ela trocava as férias pelo balcão da loja e passou por todas as áreas da empresa até chegar ao topo, em que ficou por mais de 25 anos.

Entre os segredos para o sucesso, Luíza destaca:

  • valorização das pessoas;
  • inovação (a rede criou o primeiro modelo de comércio eletrônico do mundo);
  • importância de cada dia para tomar decisões e melhorar a performance (pessoal e da empresa);
  • perguntar sempre, aprender a cada minuto;
  • apostar no poder do marketing.

3. Alberto Saraiva

Filho de imigrantes portugueses que resolveram tentar uma vida melhor no Brasil, Alberto Saraiva não teve uma infância fácil. Quando criança, ajudava o pai na compra e revenda de doces que garantia o sustento da família. Anos depois, já rapaz e morando em São Paulo, ele colaborava com os progenitores na pequena padaria que tinham.

Durante alguns anos, chegou a cursar medicina, mas acabou abandonando o curso motivado pelo assassinato do pai e a dificuldade em gerir o negócio que ficara sob sua responsabilidade. Para não falir, Alberto precisou aprender a negociar, lidar com fornecedores, entender sobre logística e a atrair a clientela que era escassa à época.

Com a boa administração, não demorou muito para o empreendimento crescer e ele se tornar um negociante de pontos comerciais. Entretanto, foi em 1988, ao contratar um senhor que tinha como especialidade fazer comida árabe, que a chance de progredir apareceu. Ele fundou o Habib’s no mesmo ano e em 1992 inaugurou a franquia da marca que espalhou centenas de restaurantes para todo o país.

4. Abílio Diniz

Conciliando as paixões pelo futebol, automobilismo e pela administração — área na qual se formou —, Abílio Diniz assumiu em 1959 a gestão de um supermercado a convite do próprio pai. Embora tentado a fazer a pós-graduação nos EUA, assumiu o desafio do primeiro emprego e mostrou que seu progenitor não estava errado em confiar nele.

Para se ter ideia, em menos de cinco anos ele abriu a segunda loja do Pão de Açúcar e começou o processo de criação de uma rede da marca por todo o Rio de Janeiro. Depois disso, ao longo das décadas seguintes, a empresa inaugurou filiais em outros estados e adquiriu ações do grupo Carrefour S.A., tornando-se uma das mais importantes e lucrativas do setor no Brasil

5. Silvio Santos

Muito mais que o “homem do Baú” ou o grande apresentador de TV, Señor Abravanel — ou Silvio Santos — foi o filho de imigrantes judeus que iniciou a sua vida profissional como camelô e hoje detém um verdadeiro império.

Vendedor de rua, radialista, anunciante de produtos em uma barca, criador de uma revista de passatempos — a lista de ocupações é grande. Mas o que todos sabem é que ela termina com emissoras de TV, empresa de cosméticos, títulos de capitalização, o famoso Baú da Felicidade, e até um hotel, entre outros empreendimentos.

Entre as suas principais lições, estão:

  • as pessoas precisam se sentir bem para fazer o seu melhor;
  • todos devem se sentir importantes para a equipe;
  • foque no que você pode fazer hoje;
  • a gratidão tem um valor intangível;
  • é preciso ser humilde;
  • as pessoas devem “sair da cama” — trabalhar, enfrentar os desafios, fazer a sua própria parte.

6. Bill Gates

Um típico NERD americano — talvez esta seja a melhor forma de descrever o jovem Bill Gates. O moleque magricela e cheio de espinhas, que aos 11 anos devorava um livro após o outro abandonou a faculdade de direito aos 20 para fundar a Microsoft. Aos 42, era o homem mais rico do mundo.

A sua empresa chegou a vender 9 em cada 10 programas para computadores pessoais no mundo, e não sem motivo. A sua equipe é formada por uma elite de profissionais — dentre eles, os melhores cientistas e pesquisadores.

Quando ele falava em seu livro “A Estrada do Futuro” sobre as possibilidades que a internet traria para o mundo, honestamente aquilo tudo parecia o delírio de um maluco. Mas hoje, mais de 20 anos depois, todos andam com um dispositivo conectado à internet em mãos e o comércio eletrônico se expandiu pelos cinco continentes.

Como se isso não bastasse, ele e a esposa Melinda criaram uma fundação para combater a fome e a desigualdade social. Hoje, ele afirma estar engajado a dispor do dinheiro que tem para melhorar a vida de pessoas menos favorecidas.

E aí, que lições você aprendeu com as histórias desses administradores de sucesso? Viu que, com foco e determinação, é possível conquistar os seus objetivos e ter uma carreira sólida?

Dicas de administradores de sucesso

Administração estratégica

administração estratégica será a segunda etapa para quem deseja se tornar um administrador de sucesso, especialmente por causa da importância da estratégia para praticamente todos os campos de nossa vida.

Pois é evidente que para a vida profissional ela também será importante, portanto, procure se apegar às melhores estratégias, para conseguir definir exatamente como será o seu planejamento dentro do médio e do longo prazo.

Deste modo, com toda a certeza, os melhores resultados irão aparecer de modo bem rápido e eficiente, gerando as maiores conquistas que um administrador de sucesso pode almejar: o respeito de todos e a imagem de segurança que só os bons administradores possuem.

Tomar decisões com perspicácia

Essa habilidade consiste em uma das mais cruciais para um administrador, já que ele necessita tomar decisões o tempo todo. Para que sejam tomadas as melhores decisões quanto ao mercado, gestão de equipes, desenvolvimento de novos produtos ou serviços, estratégias de investimento, mudança de métodos etc., é fundamental ter perspicácia, ou seja, olhar de forma estratégica e além daquilo que todos estão vendo.

Análise de números

Uma das habilidades do administrador de sucesso consiste em analisar números. Para isso, não basta interpretar um balanço patrimonial ou estruturar o fluxo de caixa, mas sim, ver além do que esses números demonstram. Os melhores administradores sabem muito bem o momento certo de investir, como investir, as estratégias mais assertivas para redução de custos, como potencializar os lucros etc. Tudo isso ao apenas analisar números fornecidos pela empresa e pelo mercado.

Práticas de sustentabilidade

E agora chegamos ao ponto que é o divisor entre o que se entende por administração clássica e administração moderna, já que atualmente, praticamente tudo tem a ver com a sustentabilidade.

Pois as práticas de sustentabilidade deverão estar presentes sempre que possível em praticamente tudo que sua empresa for fazer daqui para frente, e por este motivo, você deverá ter sempre o máximo de cuidado para garanti-las sempre presentes.

Um administrador de sucesso sempre consegue ter sucesso em praticamente tudo que faz quando consegue fazer suas ações e sua empresa serem sustentáveis, gerando lucros e conseguindo fazer com que os impactos de suas atividades sejam os menores possíveis sempre, em todas as ocasiões.

Um administrador de sucesso deve sempre estabelecer metas sustentáveis, que possam ser alcançadas sem colocar em risco a estrutura e os fundos da organização que administra.

E então? Agora que você aprendeu ainda mais sobre Administração, nos conte através dos comentários: qual a sua impressão sobre o Curso e a carreira? Venha conversar com a gente!

Se você deseja fazer um Curso de Formação Profissional na área de Administração e adquirir mais conhecimentos nesta área, confira nossos Cursos Gratuitos:

Post Author: Lucas