meio ambiente

7 Simples Dicas para preservar o Meio Ambiente

Para proteger o meio ambiente, não é necessário ter muito dinheiro ou participar de alguma organização que luta pelo planeta, basta querer e fazer sua parte. A seguir listaremos 7 atitudes que você pode realizar no seu dia a dia para ajudar o planeta!

Todos nós sabemos que o planeta Terra não está bem! Estamos observando de perto as mudanças climáticas e, infelizmente, estamos sofrendo diretamente com todo o impacto negativo que o homem causa ao planeta. Fato é que não podemos só observar todas as mudanças, devemos buscar melhorias.

Você deve estar pensando: Como eu, uma única pessoa, posso salvar o planeta? Realmente não é uma tarefa fácil, entretanto, pequenos gestos ajudam a preservar o meio ambiente e fazer desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações.

Preserve o Meio Ambiente

1 – Economize energia.

Será que é mesmo necessário utilizar o computador e deixar a televisão ligada ao mesmo tempo? Algumas vezes ligamos vários aparelhos eletrônicos que não serão utilizados, gastando uma energia desnecessária.

Além disso, a lâmpada é um grande problema! Quem nunca deixou lâmpadas acesas mesmo sem ter ninguém no ambiente? Desligar aparelhos que não estão sendo usados, apagar a luz, diminuir o uso de ar-condicionado e trocar lâmpadas por outras mais econômicas são atitudes que podem diminuir o consumo de energia.

2 – Preserve as árvores.

Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas.

3 – Cuide bem dos cursos de água.

Nunca coloque lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais. Essa mata protege contra erosão e assoreamento.

4 – Evite o uso de produtos descartáveis e sacolas plásticas.

O uso desses produtos, apesar de bastante prático, contribui para o aumento da produção de lixo. No que diz respeito ao uso de sacolas plásticas, ao fazer compras, leve sua própria bolsa de pano ou lona para evitar desperdícios.

5 – Cultive plantas em casa

Qual é a origem do que você comeu hoje? Pois é, pouquíssimas pessoas são capazes de responder a essa pergunta.

Produzir seu próprio alimento é uma atitude sustentável, pois evita o desperdício.

Ter uma horta em casa, segundo especialistas, é resgatar a essência do ato de se alimentar.

Além disso, o cultivo de plantas em casa faz bem para a saúde e diminui o estresse.

6 – Não crie animais silvestres

Muitas vezes essa é uma prática criminosa!

A criação de animais silvestres contribui para a extinção das espécies e, consequentemente o desequilíbrio de todo um ecossistema.

Pense que para cada animal silvestre vendido, muitos outros morreram durante o transporte.

7 – Troca de roupas e brinquedos

Outra dica importante está ligada ao consumo. Ao invés de adquirir um novo brinquedo ou uma nova roupinha, que tal promover a troca entre os amigos e familiares? Assim, você pode despertar o sentimento de partilha e generosidade na criança, ao incentivar a doação dos brinquedos que não usa mais, por exemplo.

E então? Agora que você aprendeu ainda mais sobre Meio Ambiente,Venha conversar com a gente!

Se você deseja fazer um Curso de Formação Profissional na área de Meio Ambiente e adquirir mais conhecimentos nesta área, confira nossos Cursos Gratuitos:

 

Post Author: Lucas