10 Dicas para se dar bem em uma Entrevista de Emprego

Com o mercado de trabalho cada dia mais disputado, é cada vez mais difícil se destacar perante aos outros profissionais. Se você foi convidado para uma entrevista de emprego, significa que seu currículo passou por uma boa peneira e você dentre tantos outros foi escolhido e selecionado para estar ali. Então você pode (e deve) ficar animado, mas jamais pensar que já venceu o jogo. Para um “GG” ainda falta um pouco…

Mas você sabe o que deve fazer na entrevista para causar uma boa impressão, e conquistar a tão sonhada vaga? Se não, confira conosco as 10 dicas para se dar bem em uma Entrevista de Emprego:

1-Pesquise sobre a empresa:

Para garantir que você seja lembrado pelo selecionador, saiba que alguns detalhes podem fazer a diferença. Você tem a sua disposição uma das ferramentas mais praticas e úteis do mundo que é a internet, então você tente levantar o maior número de informações possíveis sobre a Empresa, já que a maioria tem perfis online, onde você pode achar informações como origem da empresa, história, tamanho, cultura e valores.

Conversar com pessoas que conheçam ou trabalhem no setor também pode ajudar a entender quais são os desafios atuais.  Saber detalhes sobre o negócio da empresa será um diferencial no momento das entrevistas, assim você demonstra interesse e ganha uma bagagem caso surja uma pergunta tipo “por que você quer trabalhar aqui?”, pode parecer uma perguntinha, mas por trás dela existe a vontade de a empresa encontrar profissionais com valores alinhados aos seus.

2-Vestindo-se Apropriadamente:

Na hora de escolher o que vestir, procure algo que combine com sua área de atuação. O ideal é você se informar sobre as normas da empresa. Toda empresa tem uma política de vestuário, mesmo que não anuncie isso formalmente.

De qualquer forma, vista-se de forma bem cuidada mas não de uma maneira que você se sinta desconfortável (o importante é que você esteja seguro consigo mesmo). Uma coisa que seja mais formal, porém ainda combine com sua personalidade e estilo, na dúvida prefira cores neutras e formas simples, sempre certificando de que está adequado ao ambiente de trabalho de sua área de atuação.

Lembre-se que você não conhece o seu entrevistador, ele pode não gostar caso você exagere na “originalidade” da roupa. E isso vale para maquiagem, decotes, perfume, sapatos, cabelo e acessórios. Nem 8 nem 80…

3-Atenção ao horário:

Tente se programar, faça tudo com antecedência, de preferencia faça uma lista do que deve levar e confira antes de sair.

Se você demora muito para se arrumar ou mora longe do lugar de entrevista, para evitar problemas e imprevistos comece a fazer as coisas com o tempo sobrando, fazendo tudo no seu tempo e com calma garante que você não esqueça nada importante. Saindo mais cedo também garante que você não chegue atrasado, o que é o pior dos cenários, mas chegar com muita antecedência demonstra ansiedade também, então tome cuidado. O ideal é que chegue 10 a 15 minutos antes do horário marcado para causar uma impressão de compromisso, pontualidade e responsabilidade.

4- Postura Corporal:

Através do corpo podemos transmitir segurança, confiança e entusiasmo ou mesmo demonstrar que estamos inseguros e desanimados. Hoje a ciência comprova que “o corpo fala”, a sua linguagem corporal vai influenciar como o entrevistador te avalia.

  • Coluna ERETA e cabeça ERGUIDA (combinando com um semblante sereno) transmitem segurança;
  • Use um bom SORRISO! Além de melhorar seu humor, vai mostrar para o entrevistador que você é acessível;
  • Olhe nos olhos. Transmite segurança e interesse sobre o que o entrevistador tem para dizer. Não tenha medo de encarar ele nos olhos;
  • Aperto de mão. Tenha um aperto de mão firme, mas nada de esmagar a mão do entrevistador ( kk ), faça isso olhando nos seus olhos com uma postura firme. Isso mostra segurança e autoconfiança;
  • Modo de falar.Falar muito alto gera uma impressão rude, falar muito baixo passa a impressão de timidez. Então tente falar no intermédio desses dois;
  • Cuidado com braços cruzados, são sinais de que você está na defensiva e trocar de posição o tempo todo pode significar muita ansiedade ou desequilíbrio emocional.

“A comunicação verbal, ou seja, as palavras que falamos, corresponde a apenas 7% da nossa capacidade total de comunicação. Portanto, atenção às suas emoções, tom de voz e postura, estes são os responsáveis por 93% da mensagem que você quer passar”.

5- Postura Profissional:

Evite falar da sua vida pessoal (a menos que seja perguntado). Deixe-a fora do ambiente de trabalho, não misture as coisas. Além disso, evite excesso de intimidade com o entrevistador mesmo que você o conheça. A isto se inclui: apelidos, elogios ou piadinhas.

Fique também atento a todos os seus gestos desde o momento em que chegar à empresa.  Até por que muitas empresas são um verdadeiro “Big Brother”. Você pode estar sendo analisado já na recepção, na forma como chega ao local ou como trata o atendente e aqueles a sua volta. Ser educado e cordial não fará mal a ninguém! Pelo contrário, fará com que você seja bem visto!

6-Treinando Perguntas:

Pratique antes da entrevista. Pode treinar na frente do espelho ou com outra pessoa. Pode até pesquisar na internet como responder ou quais possíveis perguntas que farão. Porque provavelmente, você  terá que responder à perguntas como “Me fale sobre você.”; “Por que você deseja trabalhar nesta empresa?”; “Por que eu deveria te contratar?” …

Caso você tenha experiência, pode responder algumas perguntas interligando elas às suas experiências anteriores e falando como seu trabalho poderia agregar a empresa trazendo a imagem de um retorno imediato, mas com sinceridade. Não tente impressionar o entrevistador com mentiras e não se vanglorie demasiadamente pois pode passar a imagem de arrogância. Existe um método maravilhoso para isso. Se chama STAR lembre-se das Situações, das Tarefas que teve que executar, de como entrou em Ação(o que você fez), e por último seus Resultados. Utilize este anagrama para montar um roteiro básico das suas experiências anteriores.

Se você não possui experiência de trabalho, explore experiências que você já passou no cotidiano, sendo elas em trabalhos em grupo da faculdade ou viagens com os amigos, o intercâmbio que fez sozinho ou até uma festa que organizou etc.

Esteja preparado e saiba vender o seu peixe. Mas não precisa perder a sua essência. Lembre-se: a sinceridade é sempre bem vista. Portanto, prepare-se.

7-Nada de Mentir:

Lembre-se: contar uma mentira, aumentar uma coisinha aqui e outra ali é muito arriscado, em qualquer tipo de entrevista de emprego, então tenha cuidado. O recrutador é uma pessoa treinada para perceber esses deslizes. Ele faz isso o dia inteiro e tem experiência no assunto.

Além do que ele pode ter feito uma pesquisa sobre você (pelo seu antigo emprego, ou por sua rede social).  Então não fale coisas que você poderia ser pego em flagrante, não diga que não bebe se já postou uma foto com um copo de cerveja, seja claro e verdadeiro.

8- Termine com Frases Positivas:

O ideal, é que você sempre termine as suas falas com algo positivo. Provavelmente o entrevistador vai pegar um gancho no que você diz por último e, se o gancho vier de algo positivo, ele tenderá a continuar o assunto . Por exemplo, você pode finalizar uma história contando que, quando concluiu determinado projeto, foi promovido.

Você provavelmente será perguntado sobre suas experiência anteriores. Porém, evite tópicos negativos. Mesmo que seja perguntado sobre algo negativo ou desconfortável, como por exemplo, o motivo de ter sido demitido na última empresa, acrescente um “mas” após a sua resposta, seguido de algo positivo sendo profissional e tendo clareza. Por exemplo, “Fui demitido por corte de custos, mas estava adorando trabalhar no setor X.”, ou “Fui demitida, mas aprendi muito lá.” Dessa forma, é provável que o entrevistador continue a conversa perguntando quais foram estes aprendizados. Falando assim, você evita que a conversa vá para um lado mais “sombrio”.

9-Faça Perguntas:

Não é apenas respondendo as perguntas do entrevistador da melhor forma que você pode ganhar pontos com ele, sabia? Outra estratégia bem interessante é a de fazer perguntas que demonstrem que você pesquisou informações sobre a empresa (Lembra da dica 1?).  Alguns exemplos de perguntas são: Querer saber o que a empresa espera do candidato, em quanto tempo eles querem resultados e como serão as avaliações de desempenho. Isso vai mostrar que você tem real interesse pela empresa e pela vaga em questão.

Mas tome o cuidado, não vá perguntar coisas que você poderia saber dando uma simples busca pela internet (afinal isso também mostraria despreparo e o entrevistador saberia que você não pesquisou saber sobre o local). Além de tudo tente não interromper ou disputar espaço com o entrevistador.

10-Seja Você:

Todo mundo sente um frio na barriga, é normal e por mais que você esteja sob pressão, nervoso, ansioso, tente ser você mesmo na conversa com o entrevistador por que você se colocando de forma genuína, autêntica e realmente verdadeira é que será lembrado pela sua individualidade.

Para finalizar, é preciso que ao término da entrevista, você agradeça ao recrutador pela oportunidade (mesmo que já tenha agradecido antes) e se mostrar à disposição para responder qualquer dúvida que possa surgir.

 


 

“Mas e para chegar a entrevista de emprego?” você me pergunta. Bem pra isso um bom currículo faz toda a diferença, independente do trabalho que pretende fazer, ter um currículo com cursos de qualidade, vai fazer com que você se destaque já no inicio da seleção. Nós do Cursos Grátis Online separamos especialmente para você alguns cursos que podem fazer a diferença no seu currículo confira!!!

Pra você que ainda não tem uma segunda língua, oferecemos:

https://www.cursosgratisonline.com.br/idiomas/ingles-basico https://www.cursosgratisonline.com.br/educacao/espanhol-basico https://www.cursosgratisonline.com.br/idiomas/frances-basico https://www.cursosgratisonline.com.br/matricula/idiomas/italiano-basico

 

Ainda tem mais! Saber técnicas de informática faz toda a diferença, já que a maioria das empresas busca pessoas atualizadas com o mundo digital. Confira também:

https://www.cursosgratisonline.com.br/informatica/informatica-basica https://www.cursosgratisonline.com.br/informatica/word-avancado https://www.cursosgratisonline.com.br/informatica/excel-avancado

 

Veja a lista completa de cursos grátis que oferecemos a você!

https://www.cursosgratisonline.com.br/cursos

 


 

E ai gostou das dicas? Deixe seu comentário abaixo.

Post Author: Lucas