10 dicas de como lidar com o estresse do Trabalho!

O que é o estresse? A palavra que se tornou tão comum nos dias atuais que ganhou vários significados, o estresse tem sido confundido com emoções, a pessoa ao invés de dizer “estou brava”, ou “estou frustrada”, diz “estou estressada”.

Mas o estresse é a forma física e mental de como o corpo reage à pressão, que pode ser tanto positiva (quando um desafio estimula), quanto negativa (quando se entende que há ameaça). O estresse diário libera altos níveis de hormônios que provocam instabilidade no organismo, como o cortisol e a adrenalina.

Quem nunca se estressou no trabalho? Quando temos tarefas demais, quando estipulam um prazo curto para entrega de algo. O estresse pode vir de coisas pequenas que nos irritam no trabalho, como pode vir de uma grande briga em casa. Com o dia a dia cada vez mais corrido e com tantas atribuições, fica difícil não se estressar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse atinge 90% da população mundial. Só no Brasil, 70% da população sofrem com esse mal, sendo que 30% chegam a ter níveis elevados de estresse.

Todos somos expostos a situações estresse, principalmente no trabalho, e nem sempre conseguimos evitar tais situações, mas ainda podemos aprender a como lidar com elas, e aprender também como hábitos diários podem fazer a diferença para diminuir os sintomas ruins que ele causa.

Venha comigo e conheça as:

10 dicas de como lidar com o estresse do Trabalho!

 

1-Respire!!!

Quem nunca ouviu “respire fundo, que vai ficar tudo bem”. Por mais incrível que pareça isso, funciona de verdade. Respirar fundo faz mais oxigênio entrar no corpo, assim mantendo a mente e corpo em proporção e com clareza. Um exercício de respiração saudável de 3 a 5 minutos, ajuda a regenerar seu processo de pensamento e te ajuda a tomar decisões com clareza, o que não seria possível de outra forma. Ao respirarmos profundamente, o corpo entende que não há perigo e pode relaxar, liberando substâncias calmantes no cérebro e no corpo. Os músculos ficam menos tensos, os batimentos cardíacos desaceleram e podendo assim sermos invadidos pela sensação de paz!

Uma dica de respiração profunda é a 4-7-8 (ou respiração relaxante). É um exercício respiratório simples, constituído por quatro passos, que pode ser realizado em qualquer lugar e posição. No entanto, é aconselhavem estar sentado com as costas eretas. Para maximizar o efeito, durante todo o exercício a ponta da língua deverá estar colocada naquela parte saliente do céu-da-boca que está precisamente atrás dos incisivos superiores.

 

  • Expire completamente através da boca, emitindo um som suave.
  • Feche a boca e inspire calmamente pelo nariz, contando mentalmente até quatro.
  • Sustenha a respiração enquanto conta mentalmente até sete.
  • Expire completamente através da boca, emitindo um som suave e contando mentalmente até oito.

 

Este é um ciclo completo. Volte a inspirar e repita o ciclo por três vezes, num total de quatro respirações.

Nesta técnica, a expiração demora o dobro do tempo da inspiração, e após alguns minutos, você certamente sentirá a diferença.

 

2-Mantenha seu senso de humor!

O bom humor é um poderoso antídoto para o estresse. Isso inclui a habilidade de rir de si mesmo. Pesquisadores descobriram que o riso ajuda a reduzir o hormônio do estresse, cortisol, o que em retorno ajuda a diminuir os níveis de estresse. A risada ajuda seu corpo a aliviar a tensão física e mental, provocando a liberação de endorfinas, fortalecendo seu sistema imunológico e melhorando a sensação geral de bem-estar.

Quando usado adequadamente, humor é uma ótima maneira de difundir o estresse no ambiente de trabalho. Quando você ou aqueles em torno de você começam a levar as coisas muito a sério, encontre uma maneira de aliviar o clima através de uma piada ou história engraçada. Não há destruidor de estresse melhor do que uma gargalhada calorosa e nada reduz o estresse mais rápido no local de trabalho do que humor mutuamente compartilhado.

Muitas coisas estão além do nosso controle, principalmente o comportamento daqueles ao nosso redor. Ao invés de tentar mudá-las ou reclamar, foque naquilo que você pode controlar, como a maneira que você escolhe para reagir aos problemas. Comprometa-se em dar o seu melhor, ninguém pode pedir mais do que isso.

“O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado. Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo.” (Norman Vincent Peale).

 

3-Pratique exercícios!

É importante se exercitar, incorporar um bom exercício na sua vida diária é essencial para reduzir o estresse, acredite!

Mas exercitar-se sob estresse não quer dizer sair do trabalho ao meio do dia e ir para uma academia. Exercícios curtos também podem ser essenciais, tão simples quanto andar pelo escritório ou simplesmente se alongar durante uma pausa. Mover-se um pouco ajuda na liberação de endorfinas e ajuda a acelerar a corrente sanguínea no seu corpo (Ginastica laboral é ideal no ambiente de trabalho). Exercícios resultam em uma circulação melhor e ajudam a reduzir a gordura corporal, além de evitar o sedentarismo.

Exercícios como uma simples caminhada ou uma boa corrida de manhã já te farão muito bem e irão manter sua mente mais clara, além de oferecer o alívio necessário em um momento de estresse. Exercícios físicos ajudam a melhorar o humor, e isso também faz com que o cérebro libere certos neurotransmissores que aliviam dores físicas e mentais.

 

4- Meditação e Yoga!


A meditação é uma prática que pode não te ajudar imediatamente em uma semana ou um mês, mas é um processo imensamente benéfico à longo prazo, ela incorpora diferentes exercícios físicos e mentais que nos ajudam a lidar com as rotinas caóticas de nossas vidas. Seguir uma abordagem meditativa para sua saúde mental certamente trará benefícios nos momentos estressados da sua vida, já que você ficará mais composto, pensativo e menos ansioso nos momentos mais difíceis.

A yoga é ainda mais eficaz!!! E ainda mais importante, consome menos tempo que exercícios físicos tradicionais. Mesmo controlar seu padrão de respiração é um dos bons hábitos para diminuir a ansiedade e o estresse. Geralmente, as pessoas têm respiração curta e rápida. Respirar fundo e devagar irá acalmar seu corpo e ajudar a manter o estresse longe da sua mente e do seu corpo.

De forma fascinante, respirar rápido reduz os níveis de dióxido de carbono mais do que desejado, e isso leva a um aumento da agitação mental. Respirações longas, lentas e profundas ajudarão a manter os níveis de dióxido de carbono normais. Se você usar essa técnica de respiração (que comentamos na 1 dica) , é o bastante para alcançar sua meta de desestressar. Mas se você quer chegar ao próximo nível a yoga é o caminho. Ela te fará melhor, porque te ajudará a se manter ágil e é benéfica para a saúde das juntas, já que ela ajuda a evitar artrite e outros problemas nas articulações.


É importante praticar uma ou mais dessas técnicas (respiração profunda, meditação ou yoga) todos os dias, antes que o estresse apareça. Essa é uma maneira de imunizar a si mesmo contra o estresse, para que quando ele ocorra não seja tão prejudicial.

5-Massagem!

Massagem já é incrível por si só, afinal quem não gosta de uma massagem? Ela realmente te ajuda com o estresse e a relaxar!!

Primeiramente, se o estresse te causa muita dor, procure um profissional da área, um massoterapeuta de preferência. Além de livrar os músculos das tensões, a massagem ajuda também a amenizar alguns desequilíbrios como a dor, fadiga e má postura.

Segundo um estudo feito no Instituto de Pesquisas do Toque, da Universidade de Miami nos Estados Unidos, a massoterapia consegue reduzir em 31% os níveis de cortisol, em poucas semanas de aplicação. A massagem também aumenta os hormônios responsáveis pelo bem-estar e prazer, como a serotonina e a dopamina.

 

6-Siga uma Dieta Saudável!

É importante que tenhamos refeições completas, mas enquanto trabalhamos, costumamos pegar algum lanche gorduroso que pode ser engolido em minutos e nos deixa satisfeitos. Ainda assim, da próxima vez, tente comer um sanduíche de atum, por exemplo. Cientistas apontaram que o ômega 3 nos peixes é um dos alimentos que ajudam a reduzir os níveis de estresse, deixando sua mente mais saudável e clara.

Além disso, frutas e vegetais frescos são outra opção saudável. Você sempre pode optar por uma salada vegetal ou de frutas ao invés de algum lanche rápido. Seguir uma dieta saudável sempre manterá sua mente saudável, permitindo que você saiba como controlar a ansiedade e o estresse, trabalhando por mais tempo sem se sentir estressado demais e exausto.

Uma dica também é trocar o café, ou bebidas que tenham cafeína, por um chazinho. Elas (bebidas com cafeína) realmente te ajudam a te manter acordado e trabalhar por mais tempo.  Porém o chá, e especialmente o chá verde, contém antioxidantes que ajudam a reduzir os níveis de estresse em nossas mentes.

O café com certeza te ajuda a trabalhar com eficiência, mas o chá te ajuda a fazer a mesma coisa com um processo de pensamento muito mais claro ao reduzir os níveis de estresse no seu corpo. O chá verde contém teanina, que tem um efeito calmante e relaxante no sistema nervoso do corpo.


7-Durma Bem!

Falta de sono é uma das principais causas de estresse entre as pessoas, especialmente trabalhadores de corporações. Tente administrar seu tempo e trabalho, e durma pelo menos 7 a 8 horas por noite. Dormir bem é considerado o remédio mais eficaz de como controlar a ansiedade e o estresse.

É importante entender que ter uma boa quantidade de sono te deixará mais relaxado por mais tempo durante o dia, você também irá perceber que sua mente e corpo trabalham de forma mais coordenada e eficaz.

Se tiver Problemas para dormir conheça 7 dicas para um sono tranquilo!


8- Escute Música

Sempre há como diminuir a ansiedade e o estresse colocando sua música favorita para tocar, seja o gênero que for, você vai ver o estresse desaparecer com as batidas da música. Neurocientistas provaram que ouvir suas músicas favoritas pode te ajudar a se sentir melhor. As músicas que você gosta têm a habilidade de causar a liberação de um neuroquímico poderoso chamado dopamina. É a liberação desse hormônio que causa tais efeitos. A dopamina é um neuroquímico que é amplamente responsável por ativar os centros de prazer e vício do seu corpo. Então, mesmo que você fique viciado, a música não fará mal algum!

Ouvir música clássica é uma ótima forma de como controlar a ansiedade e o estresse de seu corpo, pois reduz o hormônio cortisol no corpo. Ouvir músicas calmas tem um efeito drástico no nosso humor e em como nos sentimos, e ajuda a limpar nossas mentes e pensamentos. Ouvir sons que têm efeitos relaxantes em nossas mentes, como sons da natureza também podem ser uma boa opção.

9-Organização.

Temos dias em que estamos totalmente esgotados e ainda sim precisamos fazer alguma coisa importante, mas a preguiça toma conta do nosso corpo e depois de olhar para o relógio, decidimos começar amanhã. Se você já fez isso, saiba que isso causa problemas indesejáveis. Assim que você decide adiar alguma coisa que poderia ser resolvida no momento, você acaba por convidar o estresse.

Organize-se, faça uma agenda e liste suas tarefas do dia, e dê prioridade às tarefas mais importantes as colocando no topo da lista, quanto antes você terminá-las, melhor. Caso você tenha algo particularmente desagradável para fazer, coloque como prioridade também, para terminá-la o mais cedo possível. O resto do seu dia será mais agradável como resultado. É importante também resistir ao perfeccionismo. Nenhum projeto, situação ou decisão é sempre perfeito, portanto, tentar atingir a perfeição em tudo simplesmente adiciona estresse desnecessário para o seu dia.

Não lote demais sua agenda, sempre reserve tempo para os imprevistos.  Fazendo as coisas com calma e organização, garante mais que você use melhor todo seu tempo, e tenha mais conhecimento das tarefas executadas, tendo mais consciência de como lidar com elas caso algo dê errado.

 

10-Encontrar tempo pra fazer o que gosta com quem gosta!

Uma semana exaustiva drena não apenas suas reservas de força física, mas também sua força mental. O que você precisa é um final de semana para relaxar e permitir-se ter momentos de prazer. É importante sim trabalhar, mas arranjar tempo para nos divertir e relaxar com o que gostamos também é! Ter um Hobby , sair com os amigos, ou passar um tempo com a família, isso é essencial para sua qualidade de vida.

Procure cercar-se de pessoas positivas, no ambiente de trabalho e na vida pessoal. Saia da rotina e fale sobre tudo o que gosta e não gosta compartilhe esses momentos com pessoas que te façam bem. Procure desabafar e apoiar-se mais aqueles ao seu redor, isso só vai diminuir a tensão e possivelmente te ajudar a enxergar as saídas para seus problemas.  

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Você sabia?

Uma pesquisa feita pela empresa Euromonitor em 20 países mostrou que o povo brasileiro é o que mais se preocupa em controlar o nível de estresse: 61% dos brasileiros consideram isso muito importante para manter uma boa saúde.

Só que os brasileiros muitas vezes falam e não fazem. Tanto é que quase 13,8% dos entrevistados disseram que estão parados, sedentários e que não fazem praticamente nada para controlar os níveis de estresse no dia a dia. A mudança, claro, tem que começar por nós mesmos. É preciso fazer a mente ficar em um ritmo diferente, mesmo no meio de todo o caos.

Então, tentem algumas de nossas dicas para finalmente poderem curtir de uma vida mais tranquila!! E sem tanto estresse!

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Post Author: Lucas